#PARTIU casa do Oleiro?

Por ,

Bom, nosso estudo se baseia no livro de Jeremias 18:1-6.
Uma de minhas paixões na bíblia, é a passagem sobre o Oleiro, os processos que passa o vaso, para se tornar um vaso bom,e com grande valor.
Muitas das vezes achamos está por cima, achamos que estamos bem, sem nenhum processo a ser resolvido. Sabe aquela situação no seu trabalho, que em sua mente, está tudo sobre controle, mas láááááá no fundo tem aquela faísca de duvida? e mesmo assim você deixa, até porque todos estão vendo que está tudo bem, o processo deu certo, então vai assim mesmo. Só que seu chefe, sem você perceber ele te supervisionou, triste é quando esquecemos destes detalhes, que para nós é algo que não aconteceria: ah até parece que meu chefe irá perder o precioso tempinho dele, com um caso simples, que fiz, ele não vai nem notar. É a questão que mais toma conta de nosso pensamento, as vezes a gente acha que tudo fica no oculto, mas não, um dia, nem que seja anos depois, a situação pode piorar, você continua fazendo o processo de algum trabalho errado, e achando que está oculto. Mas chega um momento que seu chefe te chama num certo local privado, e te lança coisas que você nem imaginava ter feito, nem imaginava ter falado, ou processado. É a gota d'agua pra ele, e cuidadosamente ou não, ele diz:isso está errado, ou você tem que parar imediatamente ou tomarei providencias severas a seu respeito, ou coisa do tipo.

É assim no mundo espiritual também, as vezes achamos que estamos agindo certo, que está tudo bem, que o problema está nos outros menos em nós mesmo. Olha quanto tempo estamos praticando o erro que para nós estava sendo a coisa certa. Procure a consultar o senhor sobre decisões que você queira tomar-será que devo? será que é o certo? acho que vai demorar, se eu optar em escolher esperar!.
Vou citar alguns tópicos dos processos de Olaria, e puxar para a nossa vida espiritual, vamos tentar entender mais sobre o estudo de hoje.

#PARTIU casa do Oleiro?
Jeremias 18:1-2
 A PALAVRA do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.

Este momento é o que precisamos,necessitamos viver. É o momento que assim como aquele chefe citado no texto acima, pede ao seu funcionário para que vá até a sua sala, pois tem alguns atos negativos a serem resolvidos. 
O momento que aquele vaso antigo , que enfeita nossa sala de casa, está com uma carinha não muito boa, "por ser antigo", ou pior, está com um mísero rachado , ninguém vai nem notar, mas você se sente incomodado, porque você sabe que aquele rachado existe. Então você pega seu vaso, e leva para fazer um reparo. Chegando lá o Oleiro te diz: Olha, o seu vaso não tem só o rachado, mas grandes defeitos, que possam te fazer perdê-lo algum dia, o que posso fazer pra resolver o seu problema é quebra-lo e refaze-lo, por que assim, usaremos um material mais atualizado, de otima resistência, uma pintura mais viva, e que não só aos olhos de quem ver, você mesmo pode apreciar de uma forma mais prazerosa. 
 As duvidas de que pode dar errado chega: será que vai ficar bom? É um vaso que ganhei de uma pessoa tão querida, não quero perdê-lo. 

Trazendo essa história para nossa vida espiritual, podemos enxergar claramente que o nosso oleiro (Deus), nos mostrou o reparo que ele fez, sabe aquela inveja? aquele ciumes? cobiça?entre outras coisinhas que atrapalham ele dar apenas "uma pintura nova" e leva ele quebra-lo e refazer? pois é , ele achou isso e muito mais em você. Na casa do oleiro podemos perceber que não só , o que pensamos está nos atrasando, um verdadeiro oleiro, sabe onde fazer o reparo, sabe onde tocar,como tocar, com o que tocar, ou sabe-se que tem sim, que quebrar o vaso e refaze-lo.

Em um blog cristão eu li sobre alguns procedimentos de fazer um vaso,que diz o seguinte : Segundo os estudiosos, existem mais de 200 tipos de barros no planeta, mas apenas 8 tipos são usados para fazer o vaso. Não é um barro que se acha em alguma loja ou em algum comércio este barro, é tirado do lamaçal e tirado do lodo do meio de uma mata, um barro mal cheiroso que não presta pra nada esse é o barro a qual o oleiro transforma em um lindo e precioso vaso.
Olha que lindo isso, as vezes pensamos que não tem jeito para nossas vidas, mas Deus ele olha diferente, querido isso é maravilhoso, achamos esse sentido tão simples, mas inexplicável é o amor dele por nós.



Aceitei ser moldado. Serei amassado.
Jeremias 18:3
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,

A questão de refazer o vaso, certificamos que o oleiro, usa seus materiais, usa também um novo barro.
Depois de ter escolhido o barro, o oleiro segue a fazer sua obra e começa agora a amassar o barro, porque depois de ter selecionado o barro, o barro ainda contém as impurezas, sujeira, pedaços de coisas velhas, então o Oleiro começa a jogar água para amassar a argila dura, e amolecer ela, começa a tirar as impurezas, começa a limpar com a água.

O que aconselho a você meu caro leitor, é escolher, se moldado, mesmo que sofra dores absurdas, o oleiro sabe o que faz, ele tem tanto amor no trabalho que executa em você. Cada detalhe precisa ser limpo, precisa ser amassado com muita força, nós precisamos sentir o calor das mãos do nosso oleiro. No amassar, ele sente o que pode impedir o processo final do vaso : AS BOLHAS DE AR,PEDRAS,CASCALHOS,etc...

Eu assistir num video de pregação da ministra Helena Tannure, o tema é "Nas mãos do Oleiro", vale a pena você assistir. Ela dizia que em uma de suas aulas de uma universidade de artes, ela aprendeu sobre cerâmicas, e sua professora lhe disse, que a  massa que ela estava utilizando para moldar seu vaso, precisava ser beeemmmm amassada, e dava a ela uma pequena faca, para que ela passasse a faca na massa toda, para verificar existência de pequenas pedrinhas, porque se um vaso daquele fosse para uma alta temperatura de fogo, para o processo final, com uma pequena pedrinha, ou umas bolhas de ar, ou outra coisa do tipo, o vaso poderia explodir. 
Muitas das vezes Deus nos permite ir para a alta temperatura, com algumas pedrinhas, algumas bolhas de ar, porque nossa ansiedade é tanta, que passamos a frente dele, e queremos de qualquer jeito fazer o que tanto esperamos por Deus. Aí ele deixa, e chega num momento , que você pensa realizar ou finalizar o processo, alguma coisa dá errado, seu dinheiro acaba, o IPVA de um carro que você pediu para Deus, chega na hora errada, até porque você fez um empréstimo absurdo para efetuar a compra do tal carro, e disse que era Deus bradando, que era a vontade de Deus você ter comprado aquele carro, ou aquela casa, ou aqueles moveis sabe? Tudo junta, vira uma bola de neve, aí você vai para o joelho rsrsrs : Deus, se não era da tua vontade eu comprar este carro, por que o senhor permitiu que eu comprasse? 
Esse é o momento que o senhor te diz: Deixei que acontecesse , para que servisse de lição, você pediu a mim que te desse um carro, e passou em minha frente,então como um pai que te ama, deixei você passar pelo fogo, e sentisse o que aconteceria , quando um servo faz algo, sem esperar o meu tempo. 
Temos que entender, que o tempo de Deus, é o certo, é o tempo dele, na hora dele, quando ele quer, e como quer. Deus nunca lhe dará algo que pode te provocar danos no futuro. Temos que aprender a esperar o tempo certo, que é o tempo dele.
Então escolha ser amassado mesmo, escolha está na roda de moldura, quantas vezes precisar, você voltar para essa roda, volte, porque como havia repetido "um verdadeiro oleiro sabe o que está fazendo".
Depois de ter escolhido o barro, depois de ter o amassado, ter limpado o barro. Começa o processo de moldura no barro, o barro agora é colocado sobre a roda a qual vai girando e o oleiro com as suas mãos começa a moldar o vaso, e o vaso começa a tomar a formar de dentro pra fora, porque o oleiro primeiro trabalha dentro do vaso, primeiro Deus vai trabalhar dentro de você, o Senhor vai moldando o seu interior, vai cuidando de você por dentro, e durante todo este processo o oleiro ainda continua jogando água ( palavra) pra ficar amolecido o barro, para ganhar forma, e está quase pronto.


Processo final: O FOGO.
Jeremias 18:4
 Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.

Então chega o momento do vaso ser levado ao fogo, é ligado a temperatura muito alta, e é colocado o vaso dentro, e quanto mais for alto a temperatura mas o vaso fica resistente e firme, esse fogo é para purificar o vaso das suas impurezas internas, para limpar o vaso de vez, e tirar todo o mau cheiro do barro. O fogo a qual estou me referindo, não é um fogo para machucar, ou para ferir o vaso, mas sim um fogo que vem para o fortificar que é o fogo do Espírito Santo que entra na vida do homem e retira todo o tipo de impurezas. Então o vaso está pronto, agora para ser usado.

- Que maravilha, olha quantos vasos prontos, o trabalho aqui foi duro num é mesmo, olha este como ficou bom, ficou lindo num acha? Mas espera aí, esse aqui está "RACHADO", deve ter ido com alguma pedrinha, alguma bolha de ar, não explodiu, mas rachou. Ah, mas é algo fácil de solucionar, sobrou um pouco de massa, posso pegar um pedaço e colocar por dentro para firmar, e diluir um pouco na água e pincelar na parte de fora, assim a rachadura absorve o suficiente de barro da água, e então ninguém vai nem notar que tinha um rachado aqui. Seria bom , se isso fosse certo, afinal nós humanos, gostamos muito do tal "atalho", fazemos da praticidade nossa amante, para inúmeras coisas, esse seria sim um pensamento de um oleiro qualquer. Na parte "B" do versículo 4, diz o seguinte : tornou a fazer dele "outro" vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Esse é o momento de entendermos de uma vez por todas, o que é feito quando , ao ir para o fogo, o resultado sai errado, muitas das vezes, pensamos em fazer rapidamente o mais prático, ja o nosso oleiro não, ele simplesmente o quebra totalmente, te leva para a água, te martela novamente até que a água amoleça sua matéria, te amassa, até que dê a liga perfeita, para uma nova moldagem. Deus tem prazer em te moldar, num é cansaço para ele, quando ver um vaso rachado , precisando ser moldado novamente. Aí perguntamos: Mas como pode, um pequeno rachado, que poderia ser tampado com um pedaço pequeno de massa, levar a repetir aquele processo todo?
Deus não trabalha com remendo, ou é novo, ou num tem trabalho perfeito nenhum.
Confira em Mateus 9:16-17
 Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura.
Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

Imagina-se um vaso rachado, colocaremos então o remendo de massa nova, pronto, ninguém vai nem notar, vamos encher este vaso de azeite? Aquela rachadura, ela foi remendada, mas o azeite pode acha-la de qualquer forma, é melhor quebrar e fazer de novo, ou viver com esse remendo por longas datas, e sentir certos desconfortos que trazem esse remendo. Ah, volta lá vai, olha pelo lado bom, você ja sabe por onde vai passar, sabe que foi dolorido, mas você foi forte, nesse novo processo, você ja estará mais forte, e se comportará melhor. A final o renovo, é o melhor para nossas vidas, nos dias de hoje. Assim como aprendemos neste versículo 4 de Jeremias, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Como eu havia dito "um verdadeiro Oleiro, sabe o que está fazendo".


Conclusão: Ser moldado ou não?
Jeremias 18:5-6 
Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

As vezes bate um medo lá no fundo, de ser moldado, uma duvida cruel toma conta de nossas mentes, preciso ser moldado, mas será que num vai doer mais do que já dói? Será que num vou passar por mais lutas do que já passo? Será?Será?Será?
 Querido leitor, chegamos há um momento que não dá mais, temos que descer a casa do oleiro de qualquer forma, é melhor descer agora, do que chegar um momento que iremos ser obrigados a descer. Ou coisa pior acontecer, precisamos sim está na roda de moldura, procura sempre está nesta roda, se precisar voltar a ser quebrado, volte quantas vezes for preciso, mas não desista da sua cruz, não desista de seus sonhos, espere no senhor, a vontade dele é boa, perfeita e agradável para nossas vidas, ele sim sabe o que precisamos e quando precisamos. no versículo 6, ele pergunta a você, ele pode te moldar? ele pode te mostrar o amor dele para com você,  ele pode te ensinar o quão bom e suave é o julgo dele, o amasso, as marteladas, e sim no final obter um bom resultado. 

Deus ministrou em meu coração este estudo, e meu coração ardeu tanto, a vontade de vim até aqui, compartilhar com vocês, espero ter abençoado sua vida, assim como fui abençoado, espero que o senhor possa sussurrar no seu ouvido : calma, estou aqui, vai dar tudo certo, estou te moldando, vai doer, mas é pra sarar, vai ser difícil, mas é pra te renovar. Assim como sussurrou em meu ouvido. Escolha a boa parte, que é estar juntinho do pai. ESCOLHA SER MOLDADO!

Fonte: Como assim Cristão?
Autor: Luan Carlos










Postagens Relacionadas

0 comentários